Primeiro Olhar, educação estética a partir dos 8 anos



Primeiro Olhar é um projecto de sensibilização à obra de arte. Joga com os conceitos básicos da linguagem artística e propõe a experimentação lúdica das imagens observadas. Tem por objectivo a formação estética dos públicos interessados em ver e sentir o lado poético da vida. Único tanto quanto únicos são os indivíduos e os grupos de trabalho, pode ser adaptado a qualquer faixa etária.




Primeiro Olhar tem como base o Programa Primeiro Olhar - Programa Integrado de Artes Visuais[1], na medida em que utiliza como propulsores os oito percursos visuais definidos a partir das trinta e quatro obras destacadas das colecções do Museu Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão. 


Objectivos
  • Desenvolvimento da sensibilidade estética e da criatividade
Nas sociedades ocidentais de hoje, a Criança, desde que nasce, é distraída da sua Essência, vendo-se muitas vezes impedida de sentir o mundo de uma forma poética e sua e de viver em espontânea criatividade. É assim que, algures entre os sete e os catorze anos de idade, as crianças das quais cuidamos - e nós também - deixam de usar o hemisfério direito do cérebro, correspondente à sua dimensão sensível e criativa. Isto em detrimento do desenvolvimento das suas capacidades lógicas, sediadas no hemisfério esquerdo. A forma como cada um de nós interpreta o quotidiano e com ele interage é, portanto, indissociável da atenção que dispensamos ao nosso potencial natural, disponível, e que é pluri-dimensional, quer no que toca ao criativo, quer no que toca ao racional. A abertura para uma relação mágica com os objectos que nos rodeiam vai desencadear o processo criativo, e logo, o “equilíbrio dos hemisférios”, chave da verdadeira inteligência. 

  • Desenvolvimento das capacidades emocionais e relacionais
Desde os jogos e exercícios que estimulam a comunicação, passando pela experimentação plástica dos conceitos-chave abordados, há um terreno que se vai cultivando na sensibilidade de cada participante, não só em termos cognitivos como igualmente em termos comunicativos e expressivos. Tratam-se de duas dimensões interdependentes. No caso dos grupos de adolescentes e adultos, os jogos de confiança e de comunicação normalmente utilizados com as crianças são complementados com exercícios que permitem uma mais fácil, divertida, e tão inocente quanto possível, abordagem às obras de arte e aos infinitos mundos que podemos criar a partir da sua observação.


Estrutura-tipo de um encontro do Primeiro Olhar

1 - “Quebra-gelos” – a chegada ao espaço; jogos de criação de uma teia de relações.

2 -  Observação/ diálogo – observação de um percurso visual e diálogo informal. Jogos e exercícios visuais envolvem os participantes nos conceitos a abordar.

3 -  Experimentação plástica – consolidação dos conceitos anteriormente abordados numa experiência manual/ material dos mesmos. 

4 -  Improvisação - recorremos a diversos meios de expressão: som, desenho, pintura, movimento, drama: imagens que se dançam; histórias que se contam, fotografias que se escrevem...

  Retroacção - Discussão e reprodução (narrativa, BD, etc.) das improvisações.
  


[1] Programa Gulbenkian Investigação e Desenvolvimento Estético, Unidade de Investigação e Educação e Desenvolvimento (UIED), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

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