5 propostas de Movimento para adultos

» Introdução ao Chi kung (18 movimentos tai ji-chi kung, postura da árvore, sons curativos, alongamentos dos meridianos, Osho Divine Healing Exercises)

Nome dado desde a antiga China a uma prática energética dedicada à canalização do Chi.
O Chi é o que se chama hoje de Bio-Energia. No Japão chamam-lhe Ki. Na Índia chamam-lhe Prana. Faz parte de nós, mas ao mesmo tempo é como que “invisível”. Na China construíram todo um sistema de cura à base do Chi, nomeando meridianos, desenhando mapas, gerando escolas e ramificações que se dedicaram e dedicam em várias formas de curar.
A sua postura básica ainda hoje é reconhecida em qualquer uma das artes marciais e das artes performativas e a minha prática levou a um modo próprio e mais feminino de partilhá-lo.
Oferece incontáveis benefícios aos sistemas imunitário, nervoso e endócrino, mas também aos sistemas respiratório, circulatório e digestivo. Potencia a nossa capacidade de gestão dos recursos internos, o que acaba por traduzir-se numa melhoria dos níveis de harmonização na vida profissional e na vida pessoal. É muito confortável e ao mesmo tempo oferece resultados diários no bem-estar e na qualidade meditativa do quotidiano.


» Meditações Activas OSHO
Proposta de uma hora que inclui vários estágios, sendo os primeiros mais activos e os últimos mais passivos.
Utilizamos a dança livre, a Voz ou algum movimento específico como caminho para um re-conectar com o centro e como preparação para a Meditação propriamente dita.
A maioria das técnicas propostas tem como fonte a larga série de meditações activas que Osho desenhou especialmente para os seres da nossa contemporaneidade e o seu estilo de vida, acompanhadas de música original.
Vivenciadas com totalidade, estas técnicas são altamente transformadoras ao nível do Corpo-Mente-Espírito.


» Motions (prática da escola de Grotowsky na Natureza)




Desenvolvida no contexto de laboratório teatral, é especialmente destinada a actores, bailarinos, performers ou caminhantes do corpo e da alma. Em dias favoráveis, é praticada preferencialmente em ambiente natural, onde quietude, movimento e sons internos e externos se fundem numa só harmonia.
Criada pela escola de Grotowsky durante o chamado período doTheatre of Sources (1976 – 1982), Motions começou por ser um projecto formado por um grupo transcultural de participantes oriundos de diversas culturas e ligados de alguma maneira a práticas como o zen, oioga, o xamanismo ou o sufismo, sintetizando o essencialmente humano e pré-cultural a todos comum. O grupo fazia várias viagens de investigação com grupos fechados e mais tarde abertos e focou-se sobretudo na relação com o ambiente natural, no “movimento como quietude”, em técnicas para-xamânicas e de meditação e nas possibilidades do ser humano quando encontrado com a própria solidão.
Motions seria depois sistematizado durante o chamado período doObjective Drama (1983 – 1986) como estrutura de “meditação em acção” formada por estiramentos e posturas corporais precisas distribuídas por ciclos orientados às seis direcções. O foco afunilava-se para servir o trabalho do “actor total” como veículo condutor da “circulação da atenção” e Motionsainda hoje é parte da rotina doWorkCenter of Jerzy Grotowsky and Thomas Richards.
Enquanto as posturas em si dinamizam simultaneamente o equilíbrio e as forças de oposição, as passagens entre as posturas e as “molduras” que as antecedem e sucedem são um belo retrato da possível fusão do ser humano-natureza.


» Movimento Chi (proposta original de dança com base em várias artes do Chi)
Proposta original de movimentos graciosos e naturais que aplica as bases do Chi Kung como forma de limpeza, aquecimento, centramento, conexão com os elementos, livre fluir da energia vital e libertação do poder criativo. Complementa a essencial prática de Chi Kung, utilizando o poder criativo gerado para deixar fluir o movimento natural.



» Prática Energética (sessões de trabalho físico e energético ajustadas aos presentes)
Criação original e presente que começa geralmente com trabalho de contacto com o chão e que viaja até à vertical, atravessando todos os elementos, água, terra, ar, fogo e éter. Pode incluir trabalho de corpo, meditações em movimento, posturas de êxtase, trabalho de voz e exploração do chi no sistema energético. Indicada para todos os iniciados ao Chi Kung e à Meditação.

Sem comentários:

Enviar um comentário